A Educação de Jovens e Adultos no Brasil e a Influência de Paulo Freire

Bem vindo ao Blog de discussão sobre Paulo Freire e a EJA no Brasil.

Esse blog foi criado no contexto das aulas de Temas Fundamentais das Ciências da Educação do curso de Pedagogia Noturno na UFMG no primeiro semestre de 2010, com o objetivo de compreendermos a influência desse educador nas práticas educacionais de EJA no Brasil e no uso de tecnologias como recurso didático na EJA, particularmente na região metropolitana de Belo Horizonte.

O que é o método Paulo Freire

RESENHA

O método proposto por Paulo Freire na década de 60 é criado a cada vez que se usa. Entende-se como um método de alfabetização construído juntamente com o aluno, depois de contextualizar a sua história de vida. Ele educa enquanto se constrói e, portanto é um processo de prática da educação popular. Paulo Freire discutiu antes mesmo de propor o método uma nova forma de pensar a educação. Suas idéias fazem repensar o homem em todo seu contexto social, cultural e analisar o ensinar-aprender a ler e escrever de um jeito mais humano.


A educação popular aliada ao método Paulo Freire tinha um papel fundamental na sociedade brasileira na década de 60, momento em que a população se encontrava tão carente de conhecimento e prestes a se libertar para o mundo. As práticas pedagógicas usadas segundo a fala de Paulo Freire o sujeito deveria ser educado de dentro para fora e isto era sinal da libertação do homem. Mas a nova prática de aprendizagem-leitura dava ao sujeito liberdade para ler e escrever, porém para que esta escrita fizesse sentido maior deveria ter um caráter crítico e socializador que analisasse o contexto político, social e individual de cada um. Ai sim poderiam fazer a educação como prática de liberdade.

Freire aplicou seu método no estado do Recife pela primeira vez. Ele pegou 5 alunos 03 aprenderam a ler e escrever em 30 horas e os outros 02 desistiram antes de terminar o curso. No prazo de 45 dias alfabetizaram-se 300 trabalhadores, João Goulart, presidente na época, chamou Paulo Freire para organizar uma Campanha Nacional de Alfabetização. Essa campanha tinha como objetivo alfabetizar 2 milhões de pessoas, em 20.000 círculos de cultura popular, e já contava com a participação da comunidade. Mas com o Golpe de 64 toda essa mobilização social foi reprimida, Paulo Freire foi considerado subversivo, foi preso e depois exilado no Chile. No lugar deste grande projeto surgiu o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) uma iniciativa para a alfabetização que visava apenas o ensinar a ler e a escrever sem uma preocupação maior com a formação do ser humano. Projeto totalmente contrário ao ideal freiriano.

Paulo Freire pensou que um método de educaçao construído em cima da idéia de um dialogo entre educador e educando, não poderia começar com o educador trazendo pronto a sua fala. O propósito principal é que a educação é um ato coletivo, há sempre educadores-educando e educandos-educadores. Já a cartilha, utilizada antes do método, é um saber abstrato, pré-fabricado, imposto e decorado.

É preciso pensar o universo em que os educandos vivem a cultura em que estão inseridos, o lugar de trabalho, levantar dados juntamente com a comunidade a ser educada e construir a alfabetização a partir do conhecimento de suas realidades para somente depois aprofundar na formaçao de novas palavras, novos conhecimentos.



“o contato inicial e direto que estabelecemos com a comunidade é durante a pesquisa do universo vocabular – etapa realizada no campo e que é a primeira do sistema Paulo Freire de Educação de Adultos... Não é uma pesquisa de alto rigor científico, não vamos testar nenhuma hipótese. Trata-se de uma pesquisa simples que tem como objetivo imediato a obtenção dos vocabulos mais usados pela população a se alfabetizar”. (Conscientização e Alfabetização) (FREIRE, apude BRANDÃO,1981, p.25)

A partir da busca de novas palavras com os alfabetizandos surge o processo de conscientização e compreensão do mundo. Este método orientado pelo alfabetizador dentro do “círculo de cultura” tem por objetivo ativar a participação de todos os envolvidos em um debate sobre suas vivências culturais. A prática de estudo no círculo, muito mais que ensinar a ler-escrever, irá produzir modos próprios de coletividade, solidariedade, trabalho em equipe e como pensar uma educação para todos.

Referência Bibliografica:

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é -  Método Paulo Freire. Brasiliense, 1981.


(Publicado por Cristiane de Campos Ribeiro – Graduanda em Pedagogia UFMG)

33 comentários:

  1. apena que a ideia deste homem foi deturpada
    pois hoje vejo trabalhando com jovem
    e adulto professores que não tem comprometimento em formar
    um cidadão critico

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    1. Freire está muito vivo dentro de muitas escolas e mentes de professores que ainda acreditam no poder da educação na transformação do ser humano.

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  2. adorei ler seu artigo,pois estou precisando de um tema p meu tcc

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  3. Amei seu artigo!!Comecei a estudar sobre este grande mestre e já me tornei uma mega fã.Trabalho numa escola estadual em M.S,sou faxineira e estudante de Pedagogia,e é impossível não fazer observações e comparações.Parabéns!!

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  4. Paulo Freire esta sempre a frente de todos em relação a educação popular.

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  5. Só uma correção, Recife é cidade.

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  6. estou terminando meu tcc, li o artigo e gostei mto, sempre fico feliz por encontar tantas informações acessiveis nos dias atuais e por existir pessoas que repassam o saber. o q me entristece é ver pessoas anonimas comentarem pequenos erros qndo mts vzs cometem maiores,(indireta p o colega anonimo c cometario em 19 de maio de 2015 as 08:08 hs), sinto pena daqueles q n fazem nada pela educação e alfinetam os q fazem, isso é recalque! Abraço a vc!otimo blog! continui publicando q o sucesso é garantido, a cada etapa uma conquista!

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  7. Se não fosse o golpe de 64 e ele(FREIRE) continuasse com o seu proposito, concerteza estariamos num país onde o rico e o pobre degustariam do mesmo conhecimento e o intelectu avançado, mas se naquela época os Militares achavam melhor assim, o que nós poderiamos fazer a não ser a observação de tudo.

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  8. Paulo Freire sempre me chamou atenção com seus métodos de ensino sua habilidades...
    Ai de nós sem Paulo Freire

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  9. Olha o Juca... "JUCA.17 de setembro de 2015 06:08". CONCERTEZA e INTELECTU. Depois reclama dos militares... Faltando aula na escola. Nunca visitou uma biblioteca.

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  10. tenho que rir, estava eu aqui lendo e descobri o "Estado do Recife, intelctu e concerteza " É culpa dos professores de Geografia, Sociologia q o governo banil e de Português!!!!. Ueeeeee, boa noite.

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  11. Bom dia! Eu estou querendo ensinar jovens e adultos. Alfabetizar mesmo. Gostaria de perguntar a vcs, se sabem de um curso presencial gratuito em Belo Horizonte, que eu possa fazer para começar a dar aulas para pessoas carentes.

    Muito grata!

    Cleonice (meu email: cleocarvalho58@yahoo.com.br

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  12. ADOREI!
    Estou produzindo meu TCC, seu artigo foi muito útil.

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  13. Este comentário foi removido pelo autor.

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  14. Adorei seu artigo, muita sensibilidade em descrever Paulo Freire. Graças a Deus ele nos deixou grande ensinamentos e depois dele,nada. Uma vergonha para o nosso país a educação de hoje.

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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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  16. Alguem me ajuda ?????
    Oq seria casa de estudo ?
    " a escola da eja e a casa de estudo "

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  17. Jose Messias dos Santos17 de maio de 2018 às 18:01

    Paulo Freire sempre será uma referencia para a educador no brasil.Seu método é uma pérola q está sendo perpetuada de tempos em tempos...

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  18. Paulo Freire foi um dos maiores filósofos e pedagogo de todos os tempos.

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  19. Apesar de ter pesquisado todo literatura (ou quase toda) freireana,não sabia que ele havia sido exilado,esse dado é muito importante para minha investigação. Muito obrigada.

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  20. Gosto de Paulo Freire,jà fui professora da EJA amava❤

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  21. Corrijam-me se eu estiver errada, Paulo Freire alfabetizou 300 pessoas na cidade de Angicos no Rio Grande do Norte, e não em Recife? (que não é um estado, sim uma cidade)

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  22. "No prazo de 45 dias alfabetizaram-se 300", em minhas pesquisas achei em 40horas. Método Paulo Freire deu certo em qual escola de EJA? Em qual escola de ensino regular?

    Tenho dúvidas a respeito e temo que a história registrada na década de 60 tenha sido forjada, pois ninguém é alfabetizado em 40 horas e duvido muito que seja alfabetizado em 45 dias.

    Vejo a fama de Paulo Freire apenas como uma grande estratégia política da época, que ao meu ver deu certo.

    Paulo Freire é o Neymar de hoje, apenas a fama que a mídia fomenta e o povo multiplica.

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    1. Recomendo você se aprofundar na metodologia de paulo Freire, garanto que vai se apaixonar. Sem dúvida, é um dos melhores teóricos e práticos, reconhecido em Portugal, Estados Unidos, África, Inglaterra e sua metodologia até hoje é aplicada nesses países. O problema é que em nosso país santo de casa não faz milagre. Paulo Freire sonhava com um país, desenvolvido onde o pobre e o rico tem os mesmos direitos a educação. Desenvolvendo uma metodologia que o professor e aluno dialoguem chegando ao desenvolvimento do conhecimento tornando um ser crítico e conhecedor dos seus direitos e deveres. Mas,a ditadura militar não deixou. Hoje o Brasil era para ser um país mais desenvolvido e um povo mais educado.

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  23. Sou admiradora do método Paulo Freire e percebo no cotidiano a forma simples, lúdica e objetiva que se faz presente nas salas de aula através desse grande homem.

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  24. Terminei de ler o livro:A importância do ato de ler. e gostei muito da forma como Paulo Freire se preocupava com a educação .

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  25. Amei seu texto me ajudou muito na minha prova discursiva. Paulo Freire o melhor filosofia que já tivemos,esse ano faria 100 anos.

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