A Educação de Jovens e Adultos no Brasil e a Influência de Paulo Freire

Bem vindo ao Blog de discussão sobre Paulo Freire e a EJA no Brasil.

Esse blog foi criado no contexto das aulas de Temas Fundamentais das Ciências da Educação do curso de Pedagogia Noturno na UFMG no primeiro semestre de 2010, com o objetivo de compreendermos a influência desse educador nas práticas educacionais de EJA no Brasil e no uso de tecnologias como recurso didático na EJA, particularmente na região metropolitana de Belo Horizonte.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Entrevista estudante da EJA

·Nome: A

·Idade: 39
·Profissão: Costureira
·Quais as motivações que levaram você a voltar a estudar?
A necessidade que tive de arrumar um bom emprego. A vontade de adquirir novos conhecimentos. E fui motivada pela minha professora de costura.

·Que motivos levaram você a abandonar os estudos ou não estudar quando criança ou adolescente?
O motivo que me levou a parar de estudar aos 18 anos foi porque o meu pai havia saído de casa e tive que optar por trabalhar para ajudar em casa.

·Se estudou antes, em que série parou?
7º série incompleta.

·Quanto tempo você está na EJA?
Comecei este ano de 2010

·O que você estuda na EJA parece mais coisas para crianças ou para adultos?
Para adultos

·Que materiais e conhecimentos dos adultos são utilizados nas aulas?
Livros, apostilas e o ensino dos professores.

·Você acha que os conhecimentos que já possui estão sendo utilizados e respeitados nas aulas?
Sim

·O que você tem aprendido de novo e como tem aprendido? (descrever algo que aprendeu e como aprendeu)
Tenho aprendido a trabalhar nos projetos de alguns professores (elaborar teatros). Começamos lendo um livro de crônicas e logo em seguida comentando com o professor a crônica fui escolhida para escrever um teatro e vamos ensaiar para apresentarmos para toda a escola.

·O que você aprende faz sentido para você? É importante? Por quê?
Sim. Sim. Porque todo o conteúdo que aprendo será utilizado durante o percurso da minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário